domingo, 22 de fevereiro de 2015

Cólicas no Recém-Nascido...que pesadelo!


As cólicas não são propriamente uma doença, é apenas um termo utilizado para descrever o choro inconsolável num bebé que é normalmente saudável. É importante salientar que nem todos os bebés agitados sofrem de cólicas. O choro também é uma forma de comunicação e de interação com os outros.

Ninguém sabe por que razão alguns bebés são mais sensíveis do que outros, mas teorias não faltam, embora certezas não existam…Felizmente, na grande maioria dos casos (95%) não existe uma causa orgânica identificável – as cólicas são um processo benigno e autolimitado.

As cólicas são um dos grandes mistérios da vida dos bebés…


Quando aparecem?

As cólicas são frequentes nos bebés entre os 14 dias e os 3 a 4 meses de idade (por vezes até aos 6 meses). Estes episódios ocorrem com maior frequência ao final da tarde ou início da noite.


Quadro Clínico


- Choro de características diferentes: alto, agudo e estridente, parecendo mais a gritar do que a chorar.

- Inconsolabilidade (muito difícil de consolar…).

- Contrações musculares (abdómen duro e distendido, mãos fechadas, pernas fletidas).

- Sinais de sofrimento, visível nas expressões faciais.



Razões para as cólicas

- Imaturidade ou hipersensibilidade do Sistema Digestivo

O sistema gastrointestinal dos recém-nascidos contém poucas enzimas (substâncias necessárias para decompor o leite, quer seja materno ou artificial), levando à produção exagerada de gases. O próprio choro leva a que o bebé engula mais ar, agravando as cólicas.

- Imaturidade do Sistema Nervoso

É uma forma de libertação física para os bebés, que se sentem confusos ao fim do dia, com tantos estímulos visuais, sonoros ou ambientais e choram para libertar o stress.

- Doenças alérgicas, como alergia às proteínas do leite de vaca, intolerância à lactose e outras alergias alimentares futuras.

- Alterações psicológicas, como hiperatividade, perturbações do sono futuras.

- Alimentação da mãe.

- Técnica de mamada inadequada, engolindo muito ar.

- Ansiedade dos pais / Conflitos familiares



Como ajudar o bebé com cólicas?

Medidas Gerais

- Calma e Controlo
Tão simples e tão difícil…! Fale com voz suave e doce (como se estivesse a contar uma história) ou cantar sempre a mesma melodia. Nunca esquecer que, apesar do desespero, nunca se deve abanar muito o bebé, por incutir mais ansiedade e risco de lesões cerebrais.

- Tentar que o bebé arrote o melhor possível (sentar o bebé no fim da mamada, numa superfície dura a 90ºC, dando pancadinhas nas costas, para facilitar o arroto).

- Tentar interromper o choro com um estímulo visual ou sonoro (som de um brinquedo, som da televisão ou rádio, músicas ouvidas na gravidez).

- Deitar o bebé de barriga para baixo no colo, transmitindo o calor do nosso corpo no abdómen.

- Fazer massagens na barriga do bebé no sentido dos ponteiros do relógio.

- Andar de automóvel pode ser uma boa técnica…


Medicamentos 

1. Plantas Medicinais
- Funcho, Camomila e Erva-cidreira (Colimil)

O tratamento com o Colimil tem como fundamento o efeito relaxante da musculatura lisa intestinal. Há um efeito muito positivo do funcho, nas cólicas, assim como nesta mistura, nos estudos efetuados.

Posologia: 1 a 2 frascos/dia na 1ª semana, seguindo 1 frasco/dia até as cólicas durarem.

2. Probióticos - Lactobacillus reuteri (Biogaia)

O fundamento do uso desta substância prende-se com o facto de no bebé com cólicas existir um aumento de bactérias prejudiciais (Gram -, como a E.Coli) e uma diminuição de Lactobacilos, resultando num aumento de gases e dor. O uso deste produto mostrou efeito benéfico nas cólicas, na maioria dos estudos efetuados.

Posologia: 5 gotas/dia, até as cólicas durarem.

- Lactobacillus rhammosus GG (Bivos)

As razões do uso deste produto são as mesmas do anterior. Também os estudos mostraram ser benéfico o uso deste medicamento nas cólicas.

3. Enzimas
- Lactase (Coliprev)

A lactase pode ser utilizada desde o nascimento e o seu fundamento baseia-se no eventual défice desta enzima fundamental para digerir a principal proteína do leite. Os estudos não são todos consensuais, no entanto existe benefício no seu uso.

Posologia: depende da idade do bebé, mas deve ser ingerida em todas as mamadas (não pode falhar) e sempre misturada com o leite, quer seja artificial ou materno (mais difícil - tem de se tirar da mama, misturar e dar à colher, por exemplo)

4. Fármacos
- Simeticone (Aero-OM e Infacalm ou Infacol)

Quase todos os pais têm Aero-Om, que usam, abusivamente na minha opinião, com o intuito de “calar” o bebé quando chora…! No entanto, não deixa de não ser um fármaco e o seu uso tem regras.
Em relação ao Infacalm a substância ativa é a mesma, mas em dosagem diferente. Quanto ao Infacol, não existe cá, mas é igual aos anteriores em relação à substância química mas com dosagem diferente.
Posologia: Varia, consoante o produto.

- Propinoxato (Vagopax)

Atua no intestino, inibindo a contratura (espasmos intestinais) e como tal, melhora as cólicas. Designado medicamento antiespasmódico, não deve ser dado sem prescrição médica.


Evolução das Cólicas

Tal como vêm, as cólicas também desaparecem, sem aviso, de um dia para o outro. A grande maioria deixa de ter sintomas após os 3/4 meses. No caso do aleitamento materno, a dieta da mãe deve ser rica e variada (por exemplo, a mãe está a comer um alimento, qualquer que seja, e apetece-lhe mais, não deve… come outra coisa diferente). As couves, as comidas muito condimentadas, o chocolate, as bebidas gaseificadas devem ser evitados. Nos bebés alimentados com leite artificial, uma mudança de marca ou com outras características (AC, AO, AR, HA), na maioria das vezes melhora.

29 comentários:

  1. Obrigada pelo seu artigo que julgo ser muito esclarecedor. Parece-me, contudo, que a dosagem do Colimil não estará correta. No frasco (30 ml) refere 1 ml 2 vezes ao dia. Face ao preço do colimil, a dosagem que apresenta é assustadora - a não ser que existam e que se esteja a referir a unidoses de um ml.
    obrigada
    Catarina Santos

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina
    Muito grata pelo seu comentário.
    Relativamente à posologia referida no artigo, ela refere-se ao COLIMIL frascos(embalagem antiga) e não ao COLIMIL Baby (embalagem recente e com nova posologia)que será o medicamento que a Catarina enuncia. Beijinhos e felicidades

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pelo esclarecimento.
    Beijinhos e felicidades também para si.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns,a todos os profissionais que desempenham esta profissão com carinho,dedição e muito amor.Especialmente,a doutora Paula Vara Luís que sabe ser luz,quando vemos só escuridao.Obrigada!!!Rose (MÃE DA Ariana)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns,a todos os profissionais que desempenham esta profissão com carinho,dedição e muito amor.Especialmente,a doutora Paula Vara Luís que sabe ser luz,quando vemos só escuridao.Obrigada!!!Rose (MÃE DA Ariana)

    ResponderEliminar
  6. Existe alguma contraindicação em dar colimil baby e infacalm ao "mesmo tempo"?

    ResponderEliminar
  7. Ola, A minha bebé tem apenas 15 dias e ontem não dormimos a noite toda por causa das cólicas. Posso dar lhe colimil ou algum dos medicamentos que anunciou sem ser o aero OM que não faz qq efeito

    ResponderEliminar
  8. Qual é o melhor colimil baby ou o bigaia?
    O que faz mais efeito ?

    ResponderEliminar
  9. Bom dia! A minha bebé tem 6 semanas, e desde cedo começou a ter cólicas pois acumula muitos gases. Comecei por dar o Biogaia, ajudou a melhorar mas entretanto pioraram e optei por mudar para o colimil. Posso dar colimil 2 vezes ao dia e as 5 gotas de biogaia? Pergunto isto porque me foi aconselhado por 1 enfermeira. Já não sei qual dos 2 usar? Aguardo a sua opinião. Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, antes de mais obrigada pelo texto, uma grande ajuda para uma mãe de primeira viagem com o filhote de mês e meio cheio de cólicas : ) Gostaria de saber se posso dar colimil uma vez por dia, já K já estou na segunda semana a dar-lhe e começar ao mesmo tempo o infacalm antes de cada mamada? Pode-se dar ambos? Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Olá Leonor
    Pode dar Colimil e Infacalm ao mesmo tempo, sem problema.
    O Colimil pode fazer 1ml 2xdia antes das mamadas e o Infacalm gotas na dose de 8gotas 4xdia APÓS as MAMADAS e nunca antes (atenção).
    Beijinhos e votos de felicidades

    ResponderEliminar
  12. Boa noite. Podemos dar o biogaia e o colimil no mesmo dia? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia

      Não vejo qualquer vantagem em associar os dois medicamentos, uma vez que o mecanismo de acção é semelhante, apesar da composição não ser exatamente a mesma. Ou um ou outro. Espero ter sido útil.
      Beijinhos e felicidades

      Eliminar
  13. Sim foi. Muito obrigada. A minha bebé tem 3semanas e tem tido cólicas. É um desespero vê-la com dor e a chorar imenso. Inicialmente dei o coliprev mas não vi melhoria e no centro de saúde receitaram o biogaia. Noto poucas melhorias. No entanto falaram-me do colimil e fiquei com dúvidas. Obrigada pela resposta.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia meu bebê tem 30 dias e percebo que os gazes incomodam ele ficando com o abdômen distendido. Atualmente estou administrando Colikids e luftal. Tem algum anti gazes melhor ? O luftal causa algum mal a ele administrado a cada 24hrs?
    Estou aflita pois é 24hrs de irritabilidade.
    Obrigada
    Daiane Farias

    ResponderEliminar
  15. Boa noite.. muito obrigada pelo artigo... A minha bebé tem tomado Infacol mas fiquei sem embalagem e pensei comprar o Infacalm... porém a forma de administrar é por gotas dissolvidas no leite em vez da pipeta para a boca.. mas estou a fazer amamentação apenas.. posso dar as gotas do infacalm directamente na boca dela? Obrigada. Nádia

    ResponderEliminar
  16. Olá Nádia. O Infacalm faz-se 8 gotas 4xdia APÓS as mamadas, nunca antes, diretamente na boca (com uma colher, por exemplo).
    Espero ter sido útil.
    Beijinhos e felicidades com a princesa

    ResponderEliminar
  17. Comecei ontem a dar o colimil ao meu bebê (tem 7 dias de vida mas já sofre de gases) digo gases porque ele faz duas três vezes coco por dia,pouco mas faz,já os gases eu tenho que lhe fazer uma massagem forte como me ensinaram na maternidade para ir soltando, depois da massagem e de os conseguir soltar acalma mas nem sempre é suficiente... O colimil é uma boa opção? Posso dar apenas uma dosagem ao dia invés de duas se sentir que ele está a melhorar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Tenho dado o colimil ao meu bebê mas não noto melhorias,pelo contrário.. Tenho todos os dias que lhe fazer a estimulação com a cânula do bebe gel cortada para o ajudar a aliviar.. Tenho ouvido varias mães falarem do infacol mas como não se vende cá tenho algum receio... O meu pequeno tem 11 dias,posso já dar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  19. Bom dia, a minha bebé mal nasceu, já vinha com cólicas, de aero-om, fui para o infacalm, depois o infacol e esta semana, o colimil baby. Ela só gosta do aero-om porque tem muita sacarose, mas nada como insistir.
    Já tem quatro meses e as cólicas vão piorando mas com o colimil, penso que está a resultar mas não chega, porque quando vai mamar tem crises,p. Estas crises persistem já há três semanas e originou(?) o não aumento do peso que devia.
    Agora pergunto, já devia ter acalmado as cólicas ou então como baba muito pode ser dores de dentes... Dra Paula, qual o medicamento que aconselha para juntar ao colimil? E há algum bom para as dores das gengivas?obrigada

    ResponderEliminar
  20. Boa noite tenho uma duvida enorme o coliprev dis que sao 8 gotas mas a minha duvida é se sao 8 gotas em cada mamada ou se sao 8 gotas destribuidas por cada mamada. Gostaria que me respondesem a esta questao pois nao sei como fazer.

    ResponderEliminar
  21. As cólicas quando começam a aparecer nas crianças é um problema.. Não há socego!
    COmecei a perceber que os produtos probióticos são uma mais valia no tratamento do problema.
    Confira aqui outros alimentos que ajudam.
    https://folhassoltas.blogs.sapo.pt/os-probioticos-sao-nossos-amigos-805

    ResponderEliminar
  22. A minha menina tem muitas colicas to a fazer bio gaia acha q posso dar colimil ao fim da tarde so 1ml? Custa-ne ver a menina assim. Obrigado

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde. O meu bebé passa imenso com cólicas. E possível juntar o coliprev com biogaia?

    ResponderEliminar
  24. Bom dia. posso dar infalcalm e coliprev ,aa mesmo tempo ao meu bebe que tem 3 meses?

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde, posso dar coliprev com biogaia?ja nao sei que fazer ao meu bebe.

    ResponderEliminar
  26. Ola boa noite D. Paula tenho uma bebe com um mesito e tem tido muitas colicas e aconselharam primeiro o are om e depois disserem m que o bioogaia tabem e muito bom ja lhe mudei o leite tabem para o nam 1 conforte o que vosse m acomselha continuar com o are om ou comecar com o biogaia? E se der o biogaia nao dou o are om ou como posso fazer? Obrigada

    ResponderEliminar
  27. Olá Boa noite. Tenho uma questão. Posso dar ao meu bebé o leite NAN AC e biogaia ao meu menino de 3 semanas? Reparei que o leite tem na composição L.Reuteri que é o probiótico componente do Biogaia. Obrigada

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde podemos dar as gotas aero-om e o colimil?

    ResponderEliminar