terça-feira, 14 de abril de 2015

Plagiocefalia Posicional/ Assimetria Craniana/ "Cabeça Torta"

A Plagiocefalia Posicional é o termo médico que designa uma assimetria da cabeça, habitualmente com “achatamento” da parte posterior do crânio de um dos lados.
Ocorre em cerca de 12 em cada 100 bebés que nascem e ainda representa um diagnóstico difícil, sobretudo para pais e muitas vezes para pediatras.
Hoje em dia esta situação é frequente, devido às indicações para deitarmos os bebés de barriga para cima quando dormem (diminui o risco de Síndroma da Morte Súbita), o que condiciona uma postura preferencial logo de início.
Esta deformação, na maioria dos casos sem gravidade, se não for corrigida, pode gerar complicações estéticas graves e, em alguns casos, complicações funcionais (encerramento do maxilar, desalinhamento dos olhos e orelhas).

Porque Surge? Como surge?
         - O mais frequente é que vá progredindo, ou seja, quase todos os bebés têm uma posição preferencial da cabeça. Habitualmente é a posição que tinham na barriga da mãe, agravada pela persistência dessa postura, depois de nascerem - geralmente rodam a cabeça no berço para poderem olhar para a mãe. Este apoio da cabeça, mais para um dos lados, condiciona uma assimetria ou Plagiocefalia.
         - Torcicolo Congénito.
Neste caso, o bebé tem, sempre uma postura mantida para um dos lados, não conseguindo rodar a cabeça para o lado contrário. Leva à assimetria da cabeça e deve iniciar-se, precocemente, fisioterapia, que é eficaz, na maior parte dos casos.
       - Encerramento das “ligações” dos ossos do crânio antes de tempo, condicionando uma assimetria maior e mais notória do crânio e face e necessita também de terapia precoce.

Como Perceber se o Bebé tem Plagiocefalia?

Vamos observar as figuras e rapidamente percebemos se tem ou não.



Como Prevenir a Plagiocefalia?
         - Posicione o bébé, durante o dia, sentado para que possa movimentar a cabeça livremente.
          - Durante as mamadas, alternar a posição da cabeça.
      - Durante a noite, tente alternar a rotação da cabeça para ambos os lados (colocando apoios laterais, brinquedos com cor e som para o lado que deseja e sobretudo mude o berço de posição para mudar o angulo que o bébé faz para visualizar a mãe).
       - Posicione o bébé de barriga para baixo, uma vez que ajuda a fortalecer a musculatura do pescoço e ao mesmo tempo não apoiam o crânio.

O que Fazer para Corrigir a Plagiocefalia?
         - Na maioria dos casos, a plagiocefalia pode ser corrigida com manobras simples no seio familiar, estimulando-o mais para o “lado” que ele não gosta, desde que diagnosticada atempadamente e vigiada.
      - Fisioterapia específica em alguns casos com diagnostico tardio ou mais exuberantes.

Na maioria dos casos a Plagiocefalia é uma situação transitória, reversível com as indicações do pediatra ou do fisioterapeuta, no entanto, tal como já foi dito, se não diagnosticada e/ou tratada resulta em deformações estéticas e até funcionais.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, meu filho tem a cabeça achatada atrás, já nasceu assim, tem 6 meses e não segura o pescoço, treme muito quando o tento sentar, a posição dele sempre foi deitado de barriga para cima se o pomos de lado ou de barriga para baixo chora, gostaria de saber se o problema que tem pode ser derivado á plagiocefalia que possui, meu mail, bete-serra@hotmal.com. Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde
    Meu filho está com 2 meses e nasceu com a bochecha e olho direito visivelmente maior que o esquerdo, gostaria de saber o que fazer para que seu rosto fique simétrico, visto que apenas colocá-lo deitado com o lado direito para baixo não está dando resultado. Agradeço desde já

    ResponderEliminar
  5. Meu filho está com o lado da cabeça um pouco baixo estou preocupada

    ResponderEliminar