domingo, 1 de maio de 2016

As consultas no Pediatra... Porque devemos fazê-las?

A medicina, como todos sabemos, está dividida por especialidades. 

A Pediatria é a especialidade que acompanha, estuda e trata as crianças. E esta consulta só é bem feita por um especialista... O Pediatra!!! Para muitos pais é normal levarem os seus filhos ao pediatra, principalmente nos primeiros anos de vida. Depois, conforme a criança cresce, "saltam" consultas porque acham que a criança "está bem" e não precisa de ir ao pediatra.

No entanto, a pediatria parte do princípio de que a criança está em pleno desenvolvimento, quer em crescimento físico, quer cerebral e portanto deve ser periodicamente avaliada pelo especialista - levar e manter as crianças ou os adolescentes às consultas do pediatra é uma atitude preventiva!

Ainda há pouco tempo, observei um adolescente de 16 anos que não ia à minha consulta desde os 13 anos e que na palpação testicular detetei uma anomalia, que, infelizmente se veio a revelar um cancro do testículo... (nas consultas no Centro de Saúde a que ia desde os 13 anos, os testículos não eram observados...!!!).

Também os casos de pais que "saltam" várias consultas (acham que as crianças estão bem...) e que retornam porque os seus filhos não apresentam boa saúde ou apresentam doenças que poderiam ser evitadas ou tratadas mais precocemente, caso tivessem acompanhamento regular...

Cada vez mais frequente, também, os pais que recorrem ao pediatra, com crianças aos 6, 7, 8 anos (crianças estas, que, na maioria, não são observadas há muito tempo por um especialista) por indicação da professora, por manifestarem insucesso escolar, numa fase já avançada. Provavelmente situações que seriam diagnosticadas de forma precoce se as crianças fossem acompanhadas pelo pediatra...

A consulta no Pediatra, avalia a criança no seu todo, mas também avaliar outros aspectos:

   - Familiar / Afetivo

O contexto familiar harmonioso é essencial para um bom desenvolvimento psicológico. Quando não existe é dever do pediatra alertar e detetar alterações do comportamento da criança para que não chegue a quadros mais graves e com sequelas futuras.

   - Obesidade

É muito difícil quando já está instalada... O objetivo é evita-la quer no ensino aos pais, quer nas crianças. Assisto, diariamente, a crianças obesas que são vítimas de bullying com auto-estima muito baixa... As sequelas podem ficar para toda a vida... Esta é uma das razões que fazem os pais "voltarem" ao pediatra!

   - Vacinas

É o pediatra que mais e melhor sabe de vacinas. É nas consultas de Pediatria que são explicadas e prescritas. Se forem realizadas na altura certa previnem, não só doenças, como podem evitar sequelas e morte...

   - Adolescência

Nesta fase, os pais entendem que já não é necessário ir ao pediatra... Enganam-se! Esta fase é, por definição, de uma grande mudança física, hormonal e psicológica. Torna-se assim essencial serem observados e esclarecidos em todas as suas dúvidas nesta fase para que se tornem adultos fortes, saudáveis e psicologicamente equilibrados.

Entre outros aspetos...

As consultas de Pediatria em termos de calendário devem ser realizadas:

1ª consulta até às 2 semanas de vida / Aos 2 meses / Aos 4 meses / Aos 6 meses / Aos 9 meses / Aos 12 meses / Aos 15 meses / Aos 18 meses / Aos 24 meses e depois anualmente até aos 18 anos e sempre que estejam doentes ou que os pais manifestem essa necessidade.

1 comentário:

  1. Não sei se me pode ajudar explicando o que significa uma criança prematura atingir o "ponto ketchup". Ainda ninguém me explicou de forma explícita o que significa!

    ResponderEliminar