quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A Nova Vacina da Meningite



Como todos sabem, a Meningite é uma doença grave, talvez uma das mais graves infeciosas. São vários os agentes que podem provocar esta doença. Neste caso concreto trata-se de uma bactéria chamada Meningococo B. É sem dúvida, um problema de saúde pública devido à sua natureza agressiva, podendo provocar a morte em horas ou deixar sequelas graves. 


O que é uma Meningite?

        É uma infeção do tecido que envolve o cérebro e a medula (as meninges). O diagnóstico nem sempre é fácil, porque os sintomas confundem-se com outras doenças (febre, irritabilidade, vómitos, dores de cabeça, manchas/pintas na pele).  No entanto, a “sensação de doença” na criança está invariavelmente presente e deve ser sempre valorizável! Há que saber ouvir a mãe quando esta diz : “ o meu filho não está bem…”! A experiência do pediatra nestes casos é muito importante.


         Sinais e Sintomas da Meningite
As manchas parecem "nódoas negras" ou pintas de sangue
mas nem sempre aparecem no inicio



- Febre
- Irritabilidade
- Vómitos
- Dores de cabeça
- Manchas/pintas na pele
- Sensação de doença grave


         A Meningite pode matar, pode deixar sequelas muito graves, por isso esta vacina tem uma importância imensa, uma vez que que conseguimos preveni-la. O grande problema prende-se com o preço! Infelizmente custa 98€ cada dose e dependendo da idade da criança, depende também o número de doses que deve levar (ver quadro). Na minha opinião, deve ser feita. Como eu digo, às minhas “mamãs” : « Eu não sei se a “faísca” cai na vossa casa ou na minha, por isso temos que tentar evita-la! » A nova vacina chama-se Bexsero.

        As vacinas são, sem qualquer dúvida, um dos melhores investimentos que fazemos para a saúde dos nossos filhos.

      O esquema de vacinação vai depender, tal como já referi, da idade da criança e conforme podem verificar pelo quadro abaixo :


         Não se esqueçam que a prevenção das doenças é sempre melhor que o tratamento, especialmente em pediatria.

7 comentários:

  1. A minha pergunta é se esta nova vacina pode ser administrada a um bebe com 15 meses e quantas doses serão necessárias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla. É imprescindível administrá-la, devendo ser feitas 3 doses, a primeira assim que possível, a segunda entre 1 a 2 meses depois, e a terceira deverá ser realizada 1 ano após a segunda.
      Beijinhos, tudo a correr bem

      Eliminar
  2. Vejo esta vacina com alguma apreensão. Tenho tentado obter informações mais precisas mas no universo médico tb ainda não há consensos. Alguns médicos são a favor outros pedem aos pais para aguardar dado que é uma vacina mto recente.
    Não sou contra vacinas mas a informação sb esta em específico causa-me confusão. Andei inclusimamente a ler a bula disponibilizada e encontrei coisas muito estranhas nomeadamente ao nível das substâncias activas (exemplo hidróxido de alumínio) e da eficácia clínica (refere q n foi avaliada em ensaios clínicos mas sim "através da
    demonstração de indução de respostas de anticorpos séricos bactericidas para cada um dos antigénios
    da vacina"). Deixo o link para lerem o que falo:
    http://www.ema.europa.eu/docs/pt_PT/document_library/EPAR_-_Product_Information/human/002333/WC500137881.pdf
    Por enquanto vou aguardar mais informações para ter a certeza que o único efeito indesejável desta vacina seja mesmo apenas e só o preço.
    Obrigado por ter abordado este tema.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Gonçalo
    Muito grata pelo seu comentário no meu Blog, no entanto, permita-me corrigi-lo. Relativamente à vacina para o Meningococo B, todos os pediatras a recomendam (não conheço nenhum que não a recomende) até porque a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) e Sociedade de Infeciologia Pediátrica (SIP) a recomendam e tem artigos esclarecedores na sua página ("recomendações sobre vacinas. Atualização 2014" ou "Parecer da Sociedade Portuguesa de Pediatria sobre a Bexsero")

    O Gonçalo, se procurar informação sobre qualquer vacina (do Plano ou extra Plano), encontra. como em todos os medicamentos, uma série de advertências e efeitos colaterais muitas vezes assustadores. As dúvidas não se põem com as vacinas do PNV, porque, supostamente, são obrigatórias e nem se pensa nelas, mas têm, igualmente os mesmos riscos, efeitos secundários, etc. O importante é "pesar" os riscos/benefícios. Há que ter a noção da gravidade desta doença... Esta doença mata...! Espero ter sido útil.
    Obrigada e felicidades

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo feedback e pelo blogs q está muito bom|

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, o meu filho 13 meses foi sabado apanhar a ultima dose da bexsero, não teve febre como das outras vezes mas tem estado muito sonolento, com muita diarreia e vomitos será normal? ELE faz sempre reacoes à vacinação no entanto nunca ficou assim...

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, o meu filho 13 meses foi sabado apanhar a ultima dose da bexsero, não teve febre como das outras vezes mas tem estado muito sonolento, com muita diarreia e vomitos será normal? ELE faz sempre reacoes à vacinação no entanto nunca ficou assim...

    ResponderEliminar