segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Bronquiolite

A Bronquiolite é uma doença mais frequente até aos 2 anos de idade. Trata-se de uma infeção respiratória que se caracteriza pela inflamação dos bronquíolos, sendo 60% a 90% dos casos de origem viral e destes o mais frequente é o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), podendo também causadas por Influenza, Parainfluenza e Adenovirus. Tem predomínio nos meses mais frios (de Outubro a Março) e é uma das mais frequentes causas de internamento em Pediatria no Inverno. Habitualmente a sua evolução é favorável, contudo nos prematuros ou nos meninos com patologia crónica pode ser grave.

Quais são os sintomas?
Tosse
 Farfalheira (secreções acumuladas nos brônquios)
Pieira ou Chiadeira (respiração com “assobio”)
Falta de ar
Febre baixa (habitualmente)
Vómitos (desencadeados pela tosse e secreções)
Irritabilidade
Dificuldade em se alimentar

Como se transmite?
Fundamentalmente por contacto direto, através das secreções (espirros, acessos de tosse), objetos contaminados (brinquedos). O vírus contagia-se quando a criança espirra ou tosse, expulsando as secreções, depositando-se, por exemplo em brinquedos ou outros objetos que a criança toca, e depois leva as mãos à boca ou ao nariz. Geralmente, são contagiadas por outras crianças, sendo mais provável entre as que frequentam o infantário.

Tratamento
O tratamento, infelizmente, não é assunto em que todos os pediatras estejam de acordo. Na minha prática clínica, utilizo muitas vezes as nebulizações (aerossois) com ou sem medicação  e corticoides, já que melhoram substancialmente os sintomas da criança, além da cinesioterapia respiratória (ginástica respiratória) que deve ser sempre avaliada pelo médico, através da auscultação e nunca sem este controlo.
O internamento é habitualmente nas crianças com menos de 3 meses, ou que apresentem falta de ar com diminuição do oxigénio no sangue, ou ainda com recusa alimentar.

A criança com Bronquiolite tem de ser, sempre, observada pelo médico assistente e devidamente acompanhada durante o tempo de doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário