sábado, 1 de novembro de 2014

Síndroma Mãos-Pés-Boca

          Esta doença é mais frequente até aos 4 anos, mas pode atingir crianças maiores, adolescentes e adultos, apesar de ser mais raro. A infeção é causada pelo Coxsackie A16 do grupo dos Enterovírus - trata-se, então, de uma virose.



Modo de Contágio e Período de Incubação


Através do contacto direto, contacto com objetos contaminados (brinquedos com saliva) ou contacto com as mucosas infetadas (boca).
O período de incubação mais frequente é de 3 a 5 dias (podendo durar até 1 semana)
As crianças infetadas não devem frequentar o infantário durante 1 semana.
Quadro clínico
- Febre (não muito alta)
- Irritabilidade
- Perda de apetite
- Recusa em comer (pelas lesões na boca)
- Bolhas / úlceras / “aftas” na boca (“céu-da-boca”, língua, gengivas e zona à volta da boca)
- Erupção cutânea (manchas /“pintas”/bolhas. Estas lesões são parecidas com a varicela, mas distinguem-se pela localização) nas mãos, pés, boca e zona genital
- Pode existir comichão nas mãos e pés

Evolução da Doença
         Os sintomas e sinais desta doença vão evoluindo ao longo de 3 a 4 dias e só cerca de 1 semana termina a doença, deixando a criança debilitada, como em todas as viroses. As crianças de infantário estão muito mais suscetíveis (pela maior exposição e contacto mais próximo umas entre as outras).

Tratamento


- Alimentação mole e sem alimentos ácidos, à temperatura ambiente ou mesmo fria (nunca insistir para comer).
- A medicação é dirigida para os sintomas (para a febre e desconforto da criança) que inclui paracetamol (Ben-u-ron), ibuprofeno (Brufen).
- As lesões devem “lavar-se” com água morna salgada e eventualmente (se infetadas) devem desinfetar-se com antisséptico.
- Para as “úlceras” da boca, pode aplicar-se roxo de genciana (não é consensual entre pediatras - eu uso e tenho boa experiência) ou lidocaína (anestésico local) em gel ou spray para diminuir a dor.
As crianças que apresentam este quadro clínico devem ser observadas pelo seu médico assistente, para o diagnóstico e orientação terapêutica adequados.

3 comentários:

  1. Dra Paula,a minha filha mais velha com 28 meses ja teve esta virose aos 10 meses.gostava de saber se criou imunidade ou pode voltar a ter?Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Cláudia. O facto da sua princesa ter tido a Doença Mãos-Pés-Boca, não fica, totalmente, imunizada, como por exemplo ficaria, se fosse varicela, contudo o organismo produziu anticorpos e caso tenha contacto, novamente, com o vírus (coxsakie A16 - responsável da doença em questão), esses anticorpos, na maioria dos casos, impedem que a criança faça um quadro de igual intensidade. Em suma, poderá voltar a ter a mesma virose, dificilmente com a mesma gravidade. Beijinhos e felicidades para vós

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde meu filho tem 3 anos leveio a urgência e disseram que era a doença boca mãos e pés mas no caso do meu filho só tem na boca ate hoje faz 2 dias será que vai aparecer nas mãos ou nos pés ou também pode só aparecer na boca obrigado

    ResponderEliminar