domingo, 1 de março de 2015

O sono nas crianças...a sua importância!

O Sono é uma necessidade biológica básica e vital na nossa vida e com uma especial importância nas crianças, condicionando o seu crescimento e desenvolvimento, o comportamento ao longo do dia, desde o desempenho escolar, até ao seu bem estar (ou não...!).
A “quantidade” e a “qualidade” do sono, sempre foram debatidos como sendo imprescindíveis. Sabemos que a maioria das crianças com fraco desempenho escolar, com dificuldade de atenção e concentração, e ainda as mais violentas, habitualmente não dormem bem. Há quem defenda que o crescente número de crianças, com alterações de concentração/atenção, se deve a anos de más práticas de sono. É, pois, muito importante, incutir bons hábitos de sono, desde muito cedo.
O “sono” dos filhos é um dos temas habituais nas consultas de pediatria. Muito fácil de aconselhar, por nós pediatras, mas muito difícil de executar por parte dos pais, porque os maus hábitos na sua maioria já estão instalados e, portanto, difíceis de mudar. Frequente é a recusa da criança em se deitar sozinho, devido a medo da separação dos pais, medo do escuro, em suma…insegurança!
O ritmo e os rituais de cada família, contribuem largamente para más práticas na hora de deitar, nomeadamente a visualização de programas de televisão, como telenovelas, reality shows, que em nada são adequados à idade das crianças (muitas vezes não os compreendendo ou imaginando que são “reais”), o uso excessivo de videojogos, os tablets e os jogos… mantendo-as excitadas, prejudicam não só a hora de deitar, como a qualidade do sono destas crianças.
Quantas horas devem dormir as crianças?
- Os Recém-nascidos dormem cerca de 22 – 23 horas por dia, com ciclos de sono/despertar cada 3 a 4 horas, relacionadas com as necessidades alimentares.
- Aos 3 meses dormem cerca de 16 a 18 horas
- Aos 12 meses dormem (ou devem dormir) 14 a 16 horas.
- Aos 3 anos dormem (ou devem dormir) de 12 a 14 h, das quais 2 são de sesta.
- Dos 3 aos 5 anos dormem (ou devem dormir) de 11 a 13h.
- Dos 5 aos 12 anos dormem (ou devem dormir) 9 a 11 horas.
- Dos 12 anos aos 18 anos dormem (ou devem dormir), no mínimo, 9 horas.
                                                                                    
 O que fazer para conseguir um Sono de maior duração e melhor qualidade?
 - Estabelecer um ambiente calmo em termos de som, iluminação e temperatura no quarto.
         - Estabelecer uma hora de deitar e cumpri-la sempre!!!
         - Estabelecer um ritual de sono (contar uma história, uma canção).
        - Na hora de dormir, transmitir muita afetividade (dizer que a ama, abraça-la…) para lhe transmitir segurança. Faça da hora de dormir, um momento de afeto.
        - Nas crianças até aos 3 anos, recomenda-se “um objeto de transição”, que pode ser um boneco, uma fralda, a chucha, com o objetivo de que se sinta segura.
       - Se acordar de noite com pesadelos, os pais devem tentar acalmar a criança, contudo se ela permanecer muito assustada, deve permanecer com ela ou leva-la para a cama onde dormem (esta é a minha opinião, não sendo consensual entre pediatras e psicólogos).

Uma forma de avaliar se a criança dorme o suficiente é observando o seu comportamento ao longo do dia, nomeadamente se apresenta irritabilidade constante, dificuldade em aceitar regras (por exemplo na escola), falta de apetite, etc.
Em suma, a má qualidade do sono interfere na memória, na capacidade de aprender e no comportamento. Gera irritação, falta de concentração, limita a capacidade de escutar e resolver problemas, leva a comportamentos agressivos e dificuldades relacionais com colegas, familiares e professores, provocando ansiedade.
A qualidade e quantidade correta do sono é determinante para o bom desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental das crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário