terça-feira, 17 de março de 2015

Quando e Como Tirar a Fralda... ?

Não existe uma idade certa para “tirar as fraldas”…Regra geral, por volta dos 2 anos, a criança já atingiu o amadurecimento neurológico, motor e emocional necessário para começar a usar a sanita (com o adaptador para criança ou redutor). Esta maturidade difere de criança para criança. Há quem defenda que quanto mais tarde se fizer o “treino”, menos tempo a criança leva para conseguir o controlo. Algumas levam uns dias, outras crianças meses. O truque é nunca forçar nem transmitir ansiedade, muito menos castigar e insultar, como frequentemente se assiste. Não sou, de todo, apologista do bacio. As crianças agem por imitação dos pais e no dia-a-dia não vêm os pais sentados no bacio no meio da sala!!! Por isso recomendo a compra de adaptador ou redutor para a sanita.

Como Iniciar?
Fundamental - Calma, persistência e em simultâneo nos vários ambientes que a criança frequenta (casa, escola, casa dos avós/ama).
- Tentar não voltar às fraldas ao fim-de-semana.
- Escolha o verão ou o tempo quente para iniciar.
- Explique à criança que vai iniciar o processo de tirar a fralda para ser “um crescido”.
- Coloque a cueca, vista só uma t-shirt e calce umas sandálias mais velhas. Deixe a criança, nas primeiras vezes, urinar pelas pernas abaixo… Ela vai ter a noção, à 2ª ou 3ª vez que o fizer, que consegue contrair o esfíncter (orifício por onde sai a urina) e que consegue “parar o xixi”. Na minha opinião, esta é a 1ª fase (consciencialização da criança que consegue ter controlo). Na fase a seguir existem as “fraldas cueca”, que a criança pode baixar sozinha e ao mesmo tempo não se sujar.
- Em relação às fezes, tente perceber qual a hora ou ocasião (de manhã, após as refeições, à noite) em que a criança as faz. É nessa altura que a deve colocar na sanita com o adaptador. Sente-se ao pé da criança, converse para ajudar a relaxar a musculatura da zona pélvica.
- Caso a criança tenha fezes duras convém, nesta fase, reforçar a oferta de frutas e cereais, para que o ato de defecar não seja doloroso e não se inicie um processo de prisão de ventre ou obstipação, tão frequente nesta fase.
- Elogie muito a criança, sempre que conseguir, mas NUNCA castigue ou insulte.
- Vão existir recaídas, seguramente, mas não deve ralhar nem castigar. Explique que não tem mal, e que para a próxima será melhor.

E Quando Tirar a Fralda de Noite?
- Só quando a criança estiver preparada!
- Pode demorar muito tempo…!
- Habitualmente, ao fim de 6 meses ou mais de se tirar a fralda durante o dia.
- Deve tentar diminuir a quantidade de líquido que a criança bebe antes de dormir (beber menos água ao jantar, não beber sumos, não beber ou diminuir o leite antes de dormir).
- Só tentar, na altura em que a fralda da noite se mantiver “seca” durante várias noites seguidas. Mesmo assim, existirão muitas noites “molhadas” que fazem parte do crescimento e maturidade da criança.
Em suma, o “tirar as fraldas” ou desfralde, pode ser uma etapa rápida e sem dificuldades, assim como, pode ser uma fase longa e penosa para a criança e pais. Calma, compreensão, segurança e sobretudo ausência de ansiedade, é tudo o que deve demonstrar à criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário